[firebase-br] Insalação Firebird 2.5.9 Ubuntu 20.04

Sexta Julho 9 17:19:54 -03 2021

Colega, a menos que esteja procurando problemas, use a versão LTS em que
foi disponibilizado o firebird2.5 pela última vez e depois rode:
~➤ apt-cache policy firebird2.5-server
Apenas para saber se está na ultima atualização da série 2.5, provavelmente
estará.
Visto que o FB2.5 foi considerado versão legada então não terá mais
atualizações para ela, portanto a versão do Linux/Distro é inócua, isto é,
não trará benefícios ao FB.
Se seu sistema Linux não for dedicado ao FB e por isso precisa da troca por
causa dum apache/php/whatever mais recente, boa sorte, mas misturar coisas
legadas com distro nova pode tanto funcionar perfeitamente como a qualquer
instante quebrar tudo numa nova atualização de pacotes então desligue as
atualizações depois que fizer essa mistura. Percebe como um problema puxa
outro?
A propósito, virtualize, teste e funcionando aplique no mundo real e agente
essa migração ao menos para o 3.0.