[firebase-br] Insalação Firebird 2.5.9 Ubuntu 20.04

Terça Julho 6 19:08:49 -03 2021

Bom dia/tarde/noite Laerdes.

Uso o Firebird 2.5.9 no Ubuntu 20.04 aqui no trabalho.

Imagino que a sua versão de Ubuntu 20.04 seja de 64 bits.

Primeiro, vá no site do Firebird e baixe a versão desejada:
https://firebirdsql.org/en/firebird-2-5/

No meu caso, eu prefiro a versão SuperServer:
https://github.com/FirebirdSQL/firebird/releases/download/R2_5_9/FirebirdSS-2.5.9.27139-0.amd64.tar.gz

O ideal seria desinstalar a versão atual do seu Firebird para instalar essa
nova versão, caso seja possível, é claro, mas antes, copie os parâmetros
que você esteja utilizando, caso esteja, como os aliases das bases de dados
(arquivo aliases.conf) e caso tenha alterado alguns dos parâmetros do
arquivo firebird.conf, anote o que você alterou.

Para descompactar esse arquivo de instalação do Firebird, em um terminal,
utilize o programa "tar" digitando:

tar xzvf FirebirdSS-2.5.9.27139-0.amd64.tar.gz

Os parâmetros "xzvf" (sem as aspas) significam:

x = Extrair/descompactar
z = Formato gzip (o programa que foi utilizado para compactar)
v = "Verbose", ou seja, exiba o progresso das operações (nesse caso, da
descompactação)
f = "File", ou seja, vai ler o conteúdo compactado do arquivo que você
informar, e não da entrada padrão (stdin).

Ao final da execução, a subpasta "FirebirdSS-2.5.9.27139-0.amd64" será
criada.

Entre nela: cd FirebirdSS-2.5.9.27139-0.amd64

Agora execute o shell script (o equivalente a um .bat) de instalação,
digitando: ./install.sh

Siga as instruções, e muito provavelmente tudo ocorrerá bem.

Normalmente ele será instalado na pasta "/opt/firebird", mas acredito que
você possa informar a pasta que desejar.

Depois atualize o arquivo aliases.conf, se for o caso, assim como os
parâmetros do arquivo firebird.conf, se for o caso.

O nome do serviço do Firebird será apenas "firebird", portanto, para
iniciar esse serviço, digite: sudo service firebird start

Para pará-lo, digite: sudo service firebird stop

Para reiniciá-lo, digite: sudo service firebird restart

Para verificar se ele está no ar, digite: sudo service firebird status

Existem outras formas de saber se o Firebird está no ar.

Você pode verificar se o processo "fbserver" está sendo executado,
digitando: ps aux | grep fbserver
Se só aparecer a linha do "grep", então ele não está no ar.

Assim também como pode pedir o PID (process ID) dele, digitando: pidof
fbserver.
Se não aparecer um número, então ele não está no ar.

Se ocorrer qualquer problema, fique à vontade para entrar em contato comigo
para eu lhe ajudar.

Boa sorte meu irmão. :D