[firebase-br] Backup seguro do banco

Magno System magno em speet.com.br
Seg Maio 25 15:08:16 -03 2009

Meu amigo, usando o GBAK você pode fazer o backup até com usuários usando o
programa.

----- Original Message -----
From: "Marcelo Moreira" <marcelomoreira.souza em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, May 25, 2009 2:26 PM
Subject: [firebase-br] Backup seguro do banco

Pessoal,
Boa tarde!

Qual seria a maneira segura de se fazer um backup do banco?
Venho realizando mues backups realizando os seguintes passos:

1 - Espero que todos nao estejam mais usando o sistema e reinicio a maquina
onde esta o banco.

2 - Abro o console:

gbak -z -b -l localhost:E:\Dados\BANCODADOS.FDB -USER SYSDBA -PASS masterkey
c:\BANCODADOS.FBK

Sei que assim é seguro pois tenho absoluta certeza que ninguem esta usando o
sistema naquele momento.

O que eu preciso é evitar de reiniciar o servidor pois a verdade é que nao
sei se depois de um dia de serviço mesmo todos estarem fora do sistema nao
pode haver alguma conexao que por algum motivo estranho nao tenha sido
encerrada e dar zica na hora do backup.

Não sei se fui bem claro quanto minha duvida mas se alguem puder me ajudar.

Grato pela atenção.