[firebase-br] Paradox versus Firebird

Seg Jan 12 11:19:21 -03 2009

Bom dia/tarde jfnetto.

1 - Pelo BDE Administrator, ou pelo SQL Explorer da BDE, crie um alias para
a sua pasta que contém seus arquivos de tabelas em Paradox, ou seja, para o
banco de dados de origem.

2 - Da mesma forma, crie um alias para o Firebird, utilizando driver
INTRBASE, ou seja, como se fosse para o Interbase, apontando para a sua nova
base de dados (base.fdb, como você citou).

3 - Utilize um utilitário, que acompanha o Delphi (mas você também pode
baixá-lo de http://www.mediafire.com/?9jm4mowwwxg ), e atravéz dele, você
pode informar o alias do banco de dados de origem (Paradox), o de destino
(Firebird), selecionar as tabelas a serem copiadas (todas) e proceder a
cópia. No Paradox, cada tabela é um arquivo separado (assim como no mySQL e
PostgreSQL), no caso do Firebird/Interbase, serão criadas automaticamente
uma tabela para cada um desses arquivos, e todas as tabelas com seus
respectivos registros ficaram dentro do seu banco de dados (base.fdb).

4 - Lembre-se que, pela BDE, você só conseguirá acessar o Firebird/Interbase
no dialeto 1 apenas, ou seja, sem os melhores recursos (como maior precisão
numérica, timestamps, etc...).