[firebase-br] Duvida sobre relacionamento

Rafael Rosso Fernandes rafael em lmsistemas.com.br
Seg Ago 29 11:18:38 -03 2005

seguinte....
to desenvolvendo um sistema e na estrutura das tabelas do DB tenhu as seguintes chaves...

CLIENTES                                      VENDEDORES
--------------------------                           ----------------------------
EMPRESA                                     EMPRESA
CODIGO                                        CODIGO
NOME                                           NOME

nesse caso ainda teria uma tabela de EMPRESAS onde cadastro as empresas de trabalho........e uma tabela de PARAMETROS onde dito as configurações do sistema.

na lógioca seria simples

EMPRESA     1
CLIENTE        1
VENDEDOR   1

EMPRESA     2
CLIENTE        1
VENDEDOR   1

é pra funcionar assim....só que

eu posso usar por exemplo os VENDEDORES da EMPRESA 1 na EMPRESA 2 sem precisar duplicar as informações no banco de dados.....
dae eu crio na minha tabela de parametros....

PARAMETROS
-------------------------------
CODIGO
*EMPRESA_VENDEDOR*
ETC...
ETC..

um campo pra eu informar o codigo da empresa do VENDEDOR diferente da empresa em que o sistema está operando.....até ai tudo simples....mas o problema é....

como vou relacionar minhas tabelas no banco de dados ?? se a maioria das chaves do meu banco de dados são compostas....

se alguem entendeu minha duvida...por favor me ajude....

Rafael Rosso Fernandes
Programador Delphi - Firebird
(48) 9978-0344
MSN: rafaelrf_lm em hotmail.com