[firebase-br] Problema com procedures

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Ter Jan 6 23:38:19 -03 2009

Olá

Experimente rodar essa procedure de dentro do IbExpert. Ele tem um bom
tratamento de erros e, na maioria das vezes, consigo detectar esse tipo
de erro sinistro. Outra opção, claro, é rodar de dentro do isql.

Pela minha experiência, na maioria das vezes é alguma operação que chama
a procedure com um valor de parâmetro nulo que é concatenado ou
envolvido em operações aritméticas, ou mesmo marcado como not null.

Dependendo do tratamento de erros do aplicativo, ele passa oculto, e,
como na maioria das vezes os parâmetros são passados corretamente, dá
esse comportamento intermitente.

Assim, analise se há possibilidade de os parâmetros de input, ou mesmo
variáveis internas da procedure poderem ser passados como nulo, ou
varchar além dos limites, ou coisas do gênero e procure simular uma
chamada de sua aplicação e veja se ela responde com erro ou simplesmente
deixa passar, dando a impressão que não funcionou.

Eduardo