[firebase-br] OFF: Tempo de espera por resposta do servidor aotentar conectar.

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Jun 9 10:09:29 -03 2006

Talvez você possa realizar um teste mais simples antes de tentar conectar...
tipo checar pelo IP se o servidor responde (tipo um ping) e ver se o FB está
na escuta na porta 3050...

Como fazer precisa pesquisar, não tenho intimidade com esse tipo de
aplicação.. mas deve ser possivel, existem diversos tipo de programas que
checam se a uma porta está aberta, talvez seja um começo pra procurar..

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Gianclaudio Oliveira" <gianclaudiooliveira em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, June 08, 2006 5:39 PM
Subject: [firebase-br] OFF: Tempo de espera por resposta do servidor
aotentar conectar.

Caros companheiros, estou tendo um probleminha meio off que talvez algum de
vocês possa me ajudar.
  Utilizo o Delphi. Estou usando os componentes MDO (Mercury) para  acessar
o Firebird. Acontece que, por necessidade do cliente, o sistema  tem que
tentar fazer conexão com o servidor e, se não conseguir, aí ele  conecta a
um banco local.
  Caso tenha começado trabalhando no banco local (Off-line), de tempos em
tempos ele deve tentar fazer a conexão com o servidor. Toda a tentativa  de
conexão com o servidor acontece sem a interação do usuário. Ou seja,  ele (o
usuário) nem sabe se está trabalhando on-line ou off-line. Isso  é a
necessidade do meu cliente.
  Até aí tudo bem. O programa está pronto e funcionando corretamente.
  O problema é que em toda a tentativa de conexão, se o servidor não
estiver disponível (por qualquer motivo que seja), o sistema fica um  tempão
travado esperando a resposta do servidor, pra só depois dar o  erro de
conexão. Dependendo do sistema operacional e das condições da  rede, esse
tempo chega a 1:30min. Isso é uma eternidade nas mãos dos  usuários, que
chegam a pensar que o sistema está lento ou travado.
  Colocar algo na interface do sistema avisando sobre a tentativa de
conexão com o servidor não resolve, pois os usuários precisam de  agilidade
no sistema.
  Eu precisava diminuir o tempo de espera pela resposta do servidor. De
repente, algo que me dê a escolha do tempo. Provavelmente vou usar um  tempo
bem curto como 1 segundo ou coisa do gênero.

  Desde já, obrigado pela ajuda.
  Gianclaudio Oliveira