Notícias
O Firebird foi selecionado para participar do Source Forge Community Choice Awards deste ano em três catergorias! Vote agora no Firebird, é rápido e fácil (não precisa se registrar para votar).
Este é o tema da mais recente palestra incluída na grade do Sexto Firebird Developers Day. O palestrante será Andreano Lanusse, da Embarcadero Technologies, que promete também algumas surpresas na palestra. Últimos dias para se inscrever no FDD! Faça sua inscrição agora e garanta a sua vaga!
Se você tem interesse em participar do mini-curso de PSQL ou da sessão Ask the Gurus, ambos a serem realizados na véspera do FDD, esta é a última semana para se inscrever. Todas as informações podem ser vistas aqui.
Leia essa e várias outras novidades no site Rob’s Technology Corner.
A FireBase está oferecendo duas classes especiais no dia 03/Julho (véspera do FDD). A primeira é um mini-curso de PSQL, Stored Procedures e Triggers no Firebird, ministrado por Carlos H. Cantu. A segunda é a sessão Ask the Gurus, com Vlad Horsun e Dmitry Kuzmenko (em inglês). As inscrições são independentes do FDD. Para mais informações e saber como se inscrever, clique aqui. As vagas são limitadas.
Após um longo e tenebroso inverno, Jason Wharton, autor do pacote de componentes IBObjects traçou uma meta de desenvolvimento para as novas versões. A próxima versão do IBO será a 4.9, e terá como foco a correção de alguns bugs, e a compatibilidade com o Delphi 2009 (apesar de ainda não aproveitar ao máximo os recursos de Unicode). Já o IBO 5, que será lançado posteriormente, não rodará em versões anteriores ao Delphi 2009, e fará uso total da potencialidade do Unicode.
Acaba de ser lançado o Beta 1 do Firebird 2.5. Esta versão traz como principal novidade um novo modo do servidor, chamado de "SuperClassic". Note, no entanto, que alguns problemas ainda existem, e quem for testar esta versão deve estar ciente deles. A versão SuperClassic se diferencia da Classic no fato de que ao invés de cada conexão se atrelar à um processo do Firebird individual, são utilizas threads para gerenciar as conexões.