[firebase-br] O que vc quer ver no Firebird 6?

Sexta Março 22 16:28:43 -03 2024

Como a reunião do TTG já terminou, sugiro que vc cadastre um ticket em
tracker.firebirdsql.org com sua solicitação, inclusive com seu embasamento, para
que os core-developers tomem ciência dela e considerem para uma futura versão.

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php

ÉMdN> Eu sei disso, a questão é que usamos servidores compartilhados, e em cada
ÉMdN> servidor temos em média de 50 a 80 bases.
ÉMdN> Trabalhamos com entidades públicas, e temos uma grande quantidade de
ÉMdN> movimentações de dados nas bases.
ÉMdN> E com o passar do tempo o que deveríamos ter de espaço ocupado (100gb em
ÉMdN> média) temos (250 gb em média).
ÉMdN> Para nossa realidade, seria interessante podermos liberar esse espaço de
ÉMdN> forma de um serviço ou bat. que não comprometesse o uso do sistema, por que
ÉMdN> nossos bancos são regime de 24/7.
ÉMdN> Dessa forma ficamos com em média mais de o dobro do espaço alocado em
ÉMdN> espaço pré alocado. Devido a natureza dos sistemas, é necessário fazer
ÉMdN> muitas vezes inserções em massa para atualização das bases, e depois
ÉMdN> deleção dessas informações.
ÉMdN> Essa é uma funcionalidade presente em outros bancos de dados, e acho que
ÉMdN> seria uma boa para o fire.
ÉMdN> Acredito que talvez para muitos não faça tanta diferença, porque mantém
ÉMdN> geralmente poucas grandes bases, onde esse espaço realmente não impacta
ÉMdN> tanto, e na verdade é desejado.
ÉMdN> Mas em bases que dependem de governo, que a todo momento muda as regras do
ÉMdN> jogo, e temos muitas bases, isso seria um sonho.
ÉMdN> Realizar um agendamento a cada 1 mês e solicitar que seja expurgado esse
ÉMdN> espaço extra. Informando por exemplo que quero manter 10% do espaço para
ÉMdN> uso otimizado, ou que quero eliminar o espaço relacionado a tabelas X, Y, Z.
ÉMdN> Apesar do custo de Armazenamento hoje ser um dos menores quando
ÉMdN> relacionados aos demais, ainda se torna plausível quando temos diversos
ÉMdN> servidores.

ÉMdN> Dado a quantidade de servidores que temos hoje, estimo que
ÉMdN> poderíamos liberar na casa de pelo menos 1 tb de espaço.

ÉMdN> *Éder Monteiro do Nascimento*

ÉMdN> Analista de Sistemas Full Stack

ÉMdN> Fator Sistemas & Consultoria

ÉMdN> e-mail: *eder.monteiro em fator.tec.br <eder.monteiro em fator.tec.br>*

ÉMdN> http://fatorsistemas.com.br

ÉMdN> Em sex., 22 de mar. de 2024 às 13:26, Carlos H. Cantu via lista <