[firebase-br] O que vc quer ver no Firebird 6?

Éder Monteiro do Nascimento eder.monteiro em fator.tec.br
Sexta Março 22 15:23:00 -03 2024

Eu sei disso, a questão é que usamos servidores compartilhados, e em cada
servidor temos em média de 50 a 80 bases.
Trabalhamos com entidades públicas, e temos uma grande quantidade de
movimentações de dados nas bases.
E com o passar do tempo o que deveríamos ter de espaço ocupado (100gb em
média) temos (250 gb em média).
Para nossa realidade, seria interessante podermos liberar esse espaço de
forma de um serviço ou bat. que não comprometesse o uso do sistema, por que
nossos bancos são regime de 24/7.
Dessa forma ficamos com em média mais de o dobro do espaço alocado em
espaço pré alocado. Devido a natureza dos sistemas, é necessário fazer
muitas vezes inserções em massa para atualização das bases, e depois
deleção dessas informações.
Essa é uma funcionalidade presente em outros bancos de dados, e acho que
seria uma boa para o fire.
Acredito que talvez para muitos não faça tanta diferença, porque mantém
geralmente poucas grandes bases, onde esse espaço realmente não impacta
tanto, e na verdade é desejado.
Mas em bases que dependem de governo, que a todo momento muda as regras do
jogo, e temos muitas bases, isso seria um sonho.
Realizar um agendamento a cada 1 mês e solicitar que seja expurgado esse
espaço extra. Informando por exemplo que quero manter 10% do espaço para
uso otimizado, ou que quero eliminar o espaço relacionado a tabelas X, Y, Z.
Apesar do custo de Armazenamento hoje ser um dos menores quando
relacionados aos demais, ainda se torna plausível quando temos diversos
servidores.

Dado a quantidade de servidores que temos hoje, estimo que
poderíamos liberar na casa de pelo menos 1 tb de espaço.

*Éder Monteiro do Nascimento*

Analista de Sistemas Full Stack

Fator Sistemas & Consultoria

e-mail: *eder.monteiro em fator.tec.br <eder.monteiro em fator.tec.br>*

http://fatorsistemas.com.br