[firebase-br] Conexão do firebase 2.5 com o programa PHP8

Quinta Julho 13 07:21:10 -03 2023

Pesquisando na internet, tudo que encontrei sobre esse erro remete na questão da
"bitagem" do FB/fbclient x PHP.

Dá uma olhada:

https://stackoverflow.com/questions/64184388/connect-php-7-4-to-firebird-database-could-not-find-driver#:~:text=The%20problem%20is%20that%20your,install%20the%20Firebird%20client%20library.

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php

mfccvl> Bom dia Senhores,

mfccvl> Já fiz várias consultas sobre esse assunto, mas até o momento não consegui
mfccvl> uma solução e estou precisando muito para dar seguimento ao meu projeto.
mfccvl> Já fiz as configurações que são recomendações no PHP.INI mas não obtive
mfccvl> sucesso. Vou exibir o trecho do programa e a mensagem de erro. Uso o XAMMP.
mfccvl> Programa:
mfccvl> servidor = 'localhost';
mfccvl> $usuario = 'SYSDBA';
mfccvl> $senha = 'masterkey';
mfccvl> $banco = 'c:\projetos\cooperativa\cooperativa.cooperativa.gdb';

mfccvl> try {
mfccvl>     $pdo = new PDO("firebird:host=$servidor;dbname=$banco", $usuario,
mfccvl> $senha);
mfccvl>          echo 'conexão ok';
mfccvl> }
mfccvl>     catch (PDOException $e) {
mfccvl>          echo "Erro com o banco de dados: " . $e->getMessage();
mfccvl> }
mfccvl>     catch (Exception $e) {
mfccvl>           echo "Erro genérico: " . $e->getMessage();
mfccvl> }

mfccvl> Erro:
mfccvl> Erro com o banco de dados: could not find driver

mfccvl> Agradeço imensamente se alguém conseguir me ajudar.

mfccvl> Abraço,

mfccvl> Marcelo Calmon
mfccvl> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
mfccvl> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
mfccvl> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
mfccvl> Para consultar mensagens antigas: http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html