[firebase-br] Conexão do firebase 2.5 com o programa PHP8

marcelo figueiredo calmon calmon mfcalmon54 em gmail.com
Quinta Julho 13 06:58:33 -03 2023

Bom dia Senhores,

Já fiz várias consultas sobre esse assunto, mas até o momento não consegui
uma solução e estou precisando muito para dar seguimento ao meu projeto.
Já fiz as configurações que são recomendações no PHP.INI mas não obtive
sucesso. Vou exibir o trecho do programa e a mensagem de erro. Uso o XAMMP.
Programa:
servidor = 'localhost';
$usuario = 'SYSDBA';
$senha = 'masterkey';
$banco = 'c:\projetos\cooperativa\cooperativa.cooperativa.gdb';

try {
    $pdo = new PDO("firebird:host=$servidor;dbname=$banco", $usuario,
$senha);
         echo 'conexão ok';
}
    catch (PDOException $e) {
         echo "Erro com o banco de dados: " . $e->getMessage();
}
    catch (Exception $e) {
          echo "Erro genérico: " . $e->getMessage();
}

Erro:
Erro com o banco de dados: could not find driver

Agradeço imensamente se alguém conseguir me ajudar.

Abraço,

Marcelo Calmon