[firebase-br] Senha Firebird 3.0

Qua Maio 13 13:46:27 -03 2020

vamos por partes...

Em sex., 8 de mai. de 2020 às 16:15, Roger Bauer <rogerbauer em gmail.com>
escreveu:

> Quanto a essa colocação de não estar autenticando corretamente o
> usuario SYSDBA, deixa eu lhe fazer uma pergunta. Essa configuração de
> apontamento da base de segurança, é feita diretamente em firebird.conf,
> certo?

Não, é o databases.conf. Seria melhor você ler a documentação, o link
abaixo mostra como inicializar qq banco  para conter contas:
https://firebirdsql.org/file/documentation/release_notes/html/en/3_0/rnfb30-compat-initsec.html

> Outra questão, eu como administrador DBA posso alterar a senha SYSDBA a
> hora que eu quiser certo? Qual a melhor maneira para eu alterar essa senha,
> usando GSEC ou iSQL?
>
> O gsec foi depreciado, qualquer ferramenta SQL funciona, afinal agora
tais comandos de gerenciamento são também comandos SQL.
Pode ser o iSQL também, mas geralmente as pessoas ficam perdidas na console
dele.

> Uma ultima pergunta, dentro de uma base de dados se eu quiser dar permissão
> total para um usuário, só criar uma ROLE dentro dessa base de dados e
> executar o comando abaixo via script executive dentro da base:
>    grant RDB$ADMIN to Roger;
>
> É bom usar o predicativo USER (GRANT RDB$ADMIN TO USER ROGER) para indicar
o objeto em questão, um bug que reportei no passado em vesões anteriores é
que o GRANT não retorna erro quando um objeto não existe ou coisas do tipo.

> Ou esse comando acima preciso me conectar a essa base de dados primeiro
> usando iSQL, ai criar a ROLE e por consequencia executar o comando?
>
> Sim, afinal como voce vai dar um GRANT a um objeto se o objeto não tá lá.
Se pretende usar role, lembre-se de que ao conectar-se deve usar
usuario+senha+role, se conectar usando apenas usuario+senha, o usuário não
terás as permissões da role.
Um exemplo pratico de uso de role é quando voce modulariza seus aplicativos
fazendo com que uma role financeira dê acesso a objetos relacionados, daí
então, no seu programa financeiro.exe você se conecta usando esta role.

inte+