[firebase-br] Senha Firebird 3.0

Roger Bauer rogerbauer em gmail.com
Sex Maio 8 16:13:31 -03 2020

Boa tarde

Quanto a essa colocação de não estar autenticando corretamente o
usuario SYSDBA, deixa eu lhe fazer uma pergunta. Essa configuração de
apontamento da base de segurança, é feita diretamente em firebird.conf,
certo?

Outra questão, eu como administrador DBA posso alterar a senha SYSDBA a
hora que eu quiser certo? Qual a melhor maneira para eu alterar essa senha,
usando GSEC ou iSQL?

Uma ultima pergunta, dentro de uma base de dados se eu quiser dar permissão
total para um usuário, só criar uma ROLE dentro dessa base de dados e
executar o comando abaixo via script executive dentro da base:
   grant RDB$ADMIN to Roger;

Ou esse comando acima preciso me conectar a essa base de dados primeiro
usando iSQL, ai criar a ROLE e por consequencia executar o comando?

Obrigado Gladiston.

Att. Roger