[firebase-br] Comportamento estranho not null/default

Rodrigo rodrigo em digibyte.com.br
Qui Set 20 11:06:32 -03 2018

Bom dia, supondo uma tabela com um field (TESTE) not null e com valor default definido:

1) Se eu usar INSERT INTO ESTADOS (ID_ESTADO, TESTE)  VALUES (1, NULL);  >>> ERRO CAMPO TESTE NOT NULL

2) Se eu usar INSERT INTO ESTADOS (ID_ESTADO)  VALUES (1);  >>> OK, VAI INSERIR ID_ESTADO E O VALOR DEFAULT NO FIELD TESTE

Não entendi o porquê desse comportamento, no meu ponto de vista se e estou passando NULL para um field NOT NULL e tem um default definido ele deveria aceitar, assim como na situação 2.

Firebird 2.5

Rodrigo Buschmann.