[firebase-br] Dialeto 1 vs Dialeto 3

Qua Out 26 14:06:54 -03 2016

O IB6 já tinha o dialeto 3.
É como o colega anterior explicou, talvez tenham sido forçados a usar o 1
por causa do BDE ou por falta de informação.
Experimenta como falei, mantenha o dialeto 1 no banco e mude no seu app
para usar dialeto 2.
Faça as mudanças necessários nos tipos que seu app precisar.
Rodando direitinho, depois de algum tempo, faça o backup e restaure-o como
novo usando dialeto 3.
Daí poderá alterar seu programa para dialeto 3 e estará pronto.
E quando precisar trocar para o dialeto 3 no banco, observe se precisará
trocar o charset/collate tambem.
Por aqui, o win1252/iso8859_1 são os mais usados, acho que não há
superioridade técnica entre eles e a razão de existirem dois charsets para
o mesmo propósito é bem exótico.

O collate na época do IB6 não eram case/accent insensitive, algo formidável
para nossa língua e atualmente disponível para todos os charsets que
mencionei.

[]´s e boa sorte.