[firebase-br] Dialeto 1 vs Dialeto 3

josecarlos em absolutsistemas.com.br josecarlos em absolutsistemas.com.br
Qua Out 26 12:55:35 -03 2016

Concordo que migrar pro dialeto 3 é realmente necessário, ou vai
ficar preso no FB 1.5

No meu caso, a aplicação é do ano 2000, época
que foi criado a primeira versão do banco de dados

e eu acredito que o
Firebird 1 tinha como default o Dialeto 1 ou a ferramenta usada tinha
como default 1 para o dialeto.

Em 26.10.2016 12:26, Sandro Souza
escreveu:

> Bom dia/tarde.
>
> Se por acaso criaram um sistema em
Delphi usando BDE, estaria explicado
> porque usaram o dialeto 1, pois a
BDE não trabalha corretamente com dialeto
> acima de 1.
>
> No dialeto
3, você ganhará maior precisão numérica, pois mesmo os campos
> com
casas decimais serão armazenados internamente como inteiros de 16, 32

ou 64 bits confirme a quantidade de dígitos.

> O tipo Currency do
Delphi, por exemplo, é um inteiro de 64 bits (Int64)
> disfarçado de
ponto flutuante (Double/Extended) com 4 casas decimais. Mas

internamente, ele armazena como um inteiro de 64 bits, ou seja, não é
uma
> aproximação, é o valor exato.
>
> Não me lembro se também
interfere nos tipos de data e hora como o
> timestamp, mas na parte
numérica a precisão fica praticamente perfeita.

> Só trabalho com
bases no dialeto 3 justamente para aproveitar todos os
> novos
recursos.

> Como o Firebird não dispõe, ainda, de qualquer ferramenta
de conversão de
> base, para mudança de dialeto, por exemplo, a única
alternativa é realmente
> criar uma nova base de dados, já no dialeto 3,
e usar alguma ferramenta,
> como o IBDataPump (como já foi sugerido)
para copiar todos os dados da base
> antiga para a nova.
>
> Espero ter
ajudado mais que atrapalhado.

> Em 26 de outubro de 2016 11:10,
centriscorps em gmail.com <

base foi originalmente criada no Interbase 6 e na época não entendi por
quê escolheram o dialeto 1. Depois disso foi migrado para o Firebird 1.0
e mais tarde quando saiu a 1.5. E estamos assim desde então. Em 26 de
outubro de 2016 11:02, Gladiston Santana <gladiston em vidy.com.br>
escreveu:

> [...]
época eufórica de

recomendava-se que para migrar do dialeto 1 para o 3, você mudasse seu
programa para usar o dialeto 2 primeiro.

______________________________________________ FireBase-BR
(www.firebase.com.br [1]) - Hospedado em www.locador.com.br [2] Para
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107 [3] Para consultar
mensagens antigas: http://www.firebase.com.br/ [4] pesquisa_lista.html

> [...]