[firebase-br] Como trocar um Owner de um BD FB3

Seg Ago 8 16:56:53 -03 2016

Bem, não é 'grant all' é 'grant admin', um tipo diferente de grant que
intenciona dar poderes de sysdba ao novo usuário(ex. sysdba2). E como novo
sysdba2, você não precisa de grant em tabela nenhuma.

Além disso, dar grants a uma role não dá poderes imediatos ao usuário, *até
que* se conecte a base usando a tal role.
É por isso que comandos como isql, gbak, ... tem parâmetros para que se
especifique login, senha e também (note agora) a role. A role pode ser
entendida como 'perfil' você tem que se logar usando o perfil de
admistrador (rdb$admin).

Mas isso tudo pouco importa porque como eu disse antes, tem coisas no FB2.5
que só funciona com SYSDBA, mas pode ter mudado no FB3, como eu disse,
talvez nem precise mais de role. Você que tem de testar e vê se funciona,
mas faz o grant direito, essa thread aqui pode ser de ajuda:
http://www.progtown.com/topic1338263-fb3-currentrole-none.html

Eu ainda não estou usando o FB3, se não, testaria aqui para você.
Compra o livro do Cantú, pode te ajudar.
Eu ainda não comprei, estou esperando ganhar um ;-)