[firebase-br] FireServer

Qua Set 17 15:52:39 -03 2014

Para brincar pode colocar onde quiser, mas sugiro repetir o que fará no
ambiente de produção. Seu treinamento será melhor assim.
Num ambiente dedicado, geralmente usamos  /var, /home ou uma pasta
personalizada como /db para guardar dados ou arquivos, obviamente estas
devem ser configuradas como partições separadas do resto.
Isto tem um proposito, porque num eventual sinistro, redimencionamento,
upgrade ou instalação limpa, dados vitais não sejam tocados.

Eu acho uma boa criar /db e depois configurar os aliases como o Julio falou
para não ter que revelar paths aos clientes.
Se tiver dois HDs e puder usar 1 deles apenas para guardar os dados fica
melhor ainda.
Eu não conheço essa distro dedicada, mas é muito provavel que depois de
subir seu arquivo voce precise dar um chown firebird.firebird
/db/database.fdb para que o usuário interno (firebird) tenha acesso fisico
ao arquivo. Sem isso, voce estabelecerá conexão com o FB, mas não acessará
o database.

Treine sempre como fará no ambiente de produção, teste alguns restores e
crie sinistros controlados.
inte+