[firebase-br] Trigger "aumentando" banco

Sex Dez 14 12:12:18 -03 2012

Não existe nenhum problema com trigger no Firebird.

O crescimento do banco é natural, desde que você esteja manipulando
informações nele. Se está crescendo além do normal, é sinal que a
coleta de lixo não está funcionando como deveria, possivelmente por
um mau controle transacional.

Se o lixo estiver sendo coletado satisfatoriamente, o espaço será
reaproveitado naturalmente.

[]s
Carlos H. Cantu

LISD> Pessoal

LISD> Boa tarde.

LISD>

LISD> Tenho uma trigger em um cliente que é executada quando ele inclui ou altera
LISD> um item na minha tela de vendas e faz o cálculo do valor total em cima de
LISD> alguns outros campos de desconto.

LISD> Sempre que essa trigger é executada, aparentemente o banco aumenta de
LISD> tamanho. Vou lá, rodo um gbak e o banco diminui. Dá mais alguns dias, o
LISD> banco volta a crescer...

LISD> Existe algum problema com trigger no Firebird que eu desconheça? Estou
LISD> rodando a versão 2.5 nesse cliente.

LISD> Algo relacionado a garbage collection?

LISD>

LISD> Obrigado!

LISD>

LISD> Leonardo N. Martins