[firebase-br] Uma contribuição para os colegas: uma nova versão de rotina de validação de CPF e CNPJ

Douglas Silva forum_firebird em daunebr.com
Seg Fev 8 15:37:25 -03 2010

Duas coisas matam o TI: acesso a disco e consumo de banda de rede. Qdo vc transfere calculos simples e checagens de consistencia no proprio BD atraves de triggers, vc evita muitas vezes até 3 idas e vindas entre a aplicacao e o servidor, economizando trafego desnecessario. Mesmo q eu tenha 10mil calculos como este, q nao usa memoria nem aceso a disco, para os atuais servidores isto é moleza. Ou seja, tudo aquilo q vc puder fazer no banco 1 vez só, economiza pra frente.

Supondo que por algum motivo vc tenha 3 aplicacoes diferentes pro mesmo BD: um programa em Delphi,outra feita em C# ou VB (tipo uma nova versao) e um servidor WEB. Se vc programar o trigger no BD, economizara tempo e dinheiro em desenvolvimento nas applications.

________________________________
From: Willian Jhonnes L. dos Santos <willianjhonnes em gmail.com>
To: FireBase <lista em firebase.com.br>
Sent: Mon, February 8, 2010 4:13:50 PM
Subject: Re: [firebase-br] Uma contribuição para os colegas: uma nova versão de rotina de validação de CPF e CNPJ

Em 08/02/2010 14:09, RDA Delphi escreveu:
> Meu conhecimento de Banco de Dados é quase zero, mas pelo que venho lendo sobre o assunto, noto que quanto mais as validações seja no Banco de Dados, menos recurso de memória seu programa vai precisar, fazndo com que tenha mais rapidez nos processos. Se não for isso por favor, também quero saber o motivo.

A razão é justamente essa, remover "peso morto" da aplicação. Imagine 2 aplicações diferentes utilizando o mesmo BD. Se a validação não for feita no banco, você terá de repetí-la em ambas as aplicações.

Além do fato óbvio de implementar a consistência de dados, mesmo operando por um front-end, como o IB Expert, por exemplo.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
willianjhonnes em gmail.com
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753