[firebase-br] PRECISO DE AJUDA

Artur Sanfins artur.gmane em tcimix.com
Sex Set 4 23:35:46 -03 2009

Conheço bem o Cobol, clipper, dbase(Dos e Windows), Vb (continuarei
princiciante), Delphi (ainda sou principiante)
O bom inicio é voce criar suas tabelas Cobol no Firebird, use o Ibexpert que
é fácil (tem versão free by time), não se preocupe no inicio com
otimizações, faça uma iniciação com uma ou outra tabela, os campos
compactados serão chatos no inicio, se voce conhece o cobol, gere uma nova
tabela sem os campos comp.
Utilize os livros do Firebird (Cathu e outros), e aprenda tranquilamente,
nunca mais voce voltará ao Cobol....
Bom trabalho

Artur

"Oscar Gomes" <oscar.gcn em gmail.com> escreveu
na mensagem
news:61d47c850909040434y2143899jcd5feea1f3cb0296 em mail.gmail.com...
Meu Sistema de Estoque é todo desenvolvido em COBOL e a manipulação de dados
é feita através de arquivos(tabela) criados dentro do próprio COBOL. Tenho
uma vontade enorme de criar um banco de dados, separado; e com isto tenho
pesquisado apostilas, video aulas e outros para aprender a lidar com banco
de dados. Gostaria que voces me dessem uma idéia de passo-a-passo de como
fazer.Vi muito sobre select, trigers e outros; só que pra criação, beleza,
mas e a manipulação do dia-a-dia pelo usuario? como fica? como se faz esta
ligação entre programa e banco de dados? é possivel que o meu velho
COBOL(DOS)(4,5) faça isto? Se não faz, qual a linguagem que voces me
aconselhariam?
depois que crio estas trigers e selects o programa vai usa-los?
Por favor me ajudem!
Obrigado!!!