[firebase-br] PRECISO DE AJUDA

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Sex Set 4 10:42:08 -03 2009

Bom dia Oscar,

Uma pesquisa rápida no nosso amigo google por 'cobol firebird' (sem as
aspas), trouxe muitos resultados...

Este é um que achei interessante que pode te ajudar:
http://www.firebirdfaq.org/faq271/

Mais resultados:
http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=pt-BR&rlz=&=&q=cobol+firebird

Quanto a sua pergunta de triggers e selects: as triggers são gatilhos,
ligados a eventos nas suas tabelas e são disparadas automaticamente no banco
de dados, não na sua aplicação. Por exemplo: no seu programa você insere um
registro na tabela Vendas_Itens, que tem uma trigger que é disparada quando
um registro é inserido. Esta trigger vai tirar da tabela Produtos a
quantidade que foi incluída na tabela Vendas_Itens para o produto que está
referenciado na mesma tabela.

Select é um dos comandos da SQL. Pra facilitar um pouco, segue um link de
uma apostila básica que achei a alguns anos e traduzi:
http://www.4shared.com/file/130163236/da7218c3/SQL_-_Introduo_a_SQL.html

[]
Andrei