[firebase-br] OFF: Travas USB

Eduardo C ecostas em gmail.com
Sáb Mar 28 11:38:10 -03 2009


Olá, Sérgio.

Obrigado pela ajuda.

Como disse ao Eduardo, continuaremos com a solução atual, creio. Cópias de
demonstração com o uso de proteção por software, eventualmente com restrição
de recursos, e cópias definitivas por hardware, com uma eventual solução de
emergência por software caso haja problemas com a trava. Realmente, o número
de problemas com as travas USB é relativamente pequeno, principalmente se
comparado com o número de novas licenças que liberamos pelo cliente ter dito
que o computador tinha perdido a trava de software. Acredito que uma boa
proteção, inclusive recomendada nas décadas de 80 e 90, é estar sempre
lançando novas versões, o que aumenta o trabalho de quem está com cópia
ilegal, principalmente se o esquema de proteção mudar de vez em quando. Mas,
se o sistema é estável e não existe a pressão de se adaptar às mudanças de
regras, como da legislação, o usuário da cópia pirata pode ficar satisfeito
com uma versão de 5 anos antes. Um exemplo é o Word, se você tem o Word 97,
em boa parte dos casos vai escrever textos tão bem quanto com a última
versão, com o agravante de não precisar estar em sintonia com versões mais
recentes.

E, usando travas de hardware, se o computador pifar, basta colocar a trava
em outro computador, sem sequer precisar entrar em contato conosco.

Obrigado pela sua valiosa ajuda.

Eduardo

2009/3/28 Sergio Nascimento <sergiojampapb em gmail.com>

> Passei pela mesma experiencia. (soft, hard, queimar) só que apenas 1 até o
> momento queimou, de um montante de 180 (estou migrando aos poucos), mas a
> experiencia é boa.
>
> No meu caso o motivo da quima foi defeito na entrada USB do cliente.
>
> Sérgio.
>
> 2009/3/27 Eduardo C <ecostas em gmail.com>
>
> > Olá. Sei que o assunto não tem a ver com o Firebird, mas acredito que
> possa
> > ser do interesse de muitos. Se preferirem, por favor, respondam
> diretamente
> > para o meu email. Até há pouco tempo usava proteção por software para
> meus
> > sistemas. No entanto, sempre fica a dúvida quando o cliente liga de outro
> > estado ou cidade dizendo que houve algum problema e que a proteção foi
> > perdida. Acabo tendo de liberar a nova cópia, sem saber se a mesma está
> > sendo instalada na mesma empresa ou não. Passei a usar travas de hardware
> > mas já tive duas travas queimadas em cliente, coisa que o representante
> > disse ser praticamente impossível de acontecer. No caso de falha de
> > hardware, é mais complicado resolver o problema, ou seja, preciso ter um
> > mecanismo para colocar temporariamente uma cópia protegida por software
> no
> > cliente para que ele não fique parado até receber a nova trava.
> >
> > Gostaria que compartilhassem comigo suas experiências na parte de
> proteção
> > de software, inclusive considerando sistemas estáveis (o usuário não
> > precisa
> > necessariamente das atualizações, pelo sistema ser robusto e já atender
> > suas
> > necessidades) e dinâmicos (devido às mudanças da legislação ou por outros
> > fatores o usuário precisa ter as versões mais atualizadas). E, se
> estiverem
> > usando soluções de terceiros, quais as vantagens e dificuldades que já
> > encontraram.
> >
> > Obrigado.
> >
> > Eduardo
> > P.S. - Estarei colocando essa solicitação também em grupos de discussão
> de
> > desenvolvimento Delphi e Java.
> > ______________________________________________
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