[firebase-br] OFF: Travas USB

Eduardo C ecostas em gmail.com
Sáb Mar 28 11:00:40 -03 2009


Obrigado pela resposta, Eduardo.

A solução de software que adotamos usa a identidade do HD mais outras
características da máquina. Tanto que, se for necessária alguma mudança no
hardware, como troca de componentes, aumento de memória, etc., é necessário
desabilitar a proteção (disquete!) e habilitá-la novamente. A vantagem, no
caso, é que, se houver um problema com a máquina, pode-se usar o disquete
para instalar proteções de emergência, que funcionam por 15 dias, permitindo
que o cliente trabalhe no final de semana, se for o caso, e depois receba
nova chave definitiva. As desvantagens são o uso de disquete, algo pouco
confiável e cada vez menos encontrado nas máquinas; essa proteção ainda não
ter versão para o Vista e o mesmo problema que vejo na sua solução de
software. E se o cliente tiver de ou alegar que teve de trocar o HD ou de
máquina? Nesse caso você terá de acreditar nele e liberar nova licença. Como
meu irmão perdeu 3 HDs em seis meses, sei que isso pode acontecer.

Continuaremos com a solução atual, creio. Cópias de demonstração com o uso
de proteção por software, eventualmente com restrição de recursos, e cópias
definitivas por hardware, com uma eventual solução de emergência por
software caso haja problemas com a trava. Como disse o Sérgio Nascimento, o
número de problemas com as travas USB é relativamente pequeno (espero!). E,
se o computador pifar, basta colocar a trava em outro computador, sem sequer
precisar entrar em contato conosco.

Mas muito obrigado, mesmo assim.

Eduardo

2009/3/28 Eduardo Carneiro <eduardofreitascarneiro em gmail.com>

> Trabalhei em uma empresa que adotava uma chave na porta paralela. Era
> gerado
> um arquivo e que este era a "identidade" de um cliente legalizado. Outra
> forma que adotei em sistemas que desenvolvi foram as seguintes:
>    1 - Uma função que faz a leitura do serial do HD e durante a carga do
> sistema, este mesmo serial já está no fonte como uma constante, encontrado,
> o sistema inicializará normalmente. Opicionalmente, estas constantes podem
> estar em "unit" externa ao programa. Acredito ser mais seguro
>    2 - Uma variação da primeira opção. Tenho funções que leem os badblocks
> do HD, fazendo os mesmos procedimentos acima de verificação.
>
>    Logicamente, deverá ser executado algum arquivo previamente para que os
> valores do serial do HD ou mesmo badblocks sejam capturados e armazenados
> nestas unit externas da qual falei. Dá um pouco de trabalho, mas se o
> cliente disser que teve que formatar a máquina e coisa e tal, a leitura dos
> badblock será sempre a mesma, no máximo, haverão novos...
>
>    Espero ter ajudado
>    Att.:
>    Eduardo Carneiro
>
>
> 2009/3/28 Sergio Nascimento <sergiojampapb em gmail.com>
>
> > Passei pela mesma experiencia. (soft, hard, queimar) só que apenas 1 até
> o
> > momento queimou, de um montante de 180 (estou migrando aos poucos), mas a
> > experiencia é boa.
> >
> > No meu caso o motivo da quima foi defeito na entrada USB do cliente.
> >
> > Sérgio.
> >
> > 2009/3/27 Eduardo C <ecostas em gmail.com>
> >
> > > Olá. Sei que o assunto não tem a ver com o Firebird, mas acredito que
> > possa
> > > ser do interesse de muitos. Se preferirem, por favor, respondam
> > diretamente
> > > para o meu email. Até há pouco tempo usava proteção por software para
> > meus
> > > sistemas. No entanto, sempre fica a dúvida quando o cliente liga de
> outro
> > > estado ou cidade dizendo que houve algum problema e que a proteção foi
> > > perdida. Acabo tendo de liberar a nova cópia, sem saber se a mesma está
> > > sendo instalada na mesma empresa ou não. Passei a usar travas de
> hardware
> > > mas já tive duas travas queimadas em cliente, coisa que o representante
> > > disse ser praticamente impossível de acontecer. No caso de falha de
> > > hardware, é mais complicado resolver o problema, ou seja, preciso ter
> um
> > > mecanismo para colocar temporariamente uma cópia protegida por software
> > no
> > > cliente para que ele não fique parado até receber a nova trava.
> > >
> > > Gostaria que compartilhassem comigo suas experiências na parte de
> > proteção
> > > de software, inclusive considerando sistemas estáveis (o usuário não
> > > precisa
> > > necessariamente das atualizações, pelo sistema ser robusto e já atender
> > > suas
> > > necessidades) e dinâmicos (devido às mudanças da legislação ou por
> outros
> > > fatores o usuário precisa ter as versões mais atualizadas). E, se
> > estiverem
> > > usando soluções de terceiros, quais as vantagens e dificuldades que já
> > > encontraram.
> > >
> > > Obrigado.
> > >
> > > Eduardo
> > > P.S. - Estarei colocando essa solicitação também em grupos de discussão
> > de
> > > desenvolvimento Delphi e Java.
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