[firebase-br] Tabelas....

Chico chicote em vsp.com.br
Seg Dez 7 18:49:59 -03 2009

Rodrigo, na minha modesta visão, juntar tudo dá reserviço. Mais, lá na
frente seu sistema poderá encontrar limitações às vezes até sem
possibilidade de serem superadas. É muito comum observar isto em alguns
produtos que estão no mercado. Na hora de cruzar informações para extrair os
chamados relatórios gerenciais, parece que dá urticária nos programadores.
Se as tabelas que vocês estão utilizando, estiverem normalizadas de forma
correta, não entendo esta dificuldade que você comenta de atualizar 7
tabelas, etc.
Com o que tenho vivido no uso do Firebird, penso que, bem planejado, o
sistema não será vítima de lentidão. E olha que ainda estou apenas iniciando
no seu uso.
Espero ter ajudado.
Francisco

----- Original Message -----
From: "Rodrigo Cury" <cury.fb em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, December 07, 2009 6:17 PM
Subject: [firebase-br] Tabelas....

Boa tarde a todos.

Eu queria que vocês dessem a opinião de vocês num discussão que tive
recentemente com um colega de trabalho com relação a tabelas,
registros, índices etc.

    A discussão foi devido a uma discordância com relação a um caso no
nosso sistema. Utilizamos atualmente 7 tabelas de grupos diferentes
com estruturas muito parecidas (no máximo 5 campos diferentes) entre
elas. Eu defendo a 'teoria' de que as 7 tabelas deveriam ser 1 só para
facilitar a codificação, considerando que cada vez que há alteração na
estrutura de dados, lá vamos nós alterando todas as 7 tabelas, todas
as 7 entidades, todos os 7 tudo a fora no sistema. Porém ele defende a
teoria que as tabelas devem ser separadas pelo fato de que existem 7
índices e 23 chaves estrangeiras entre elas, e nelas são
frequentemente feitas bem mais inserções, alterações do que pesquisas
e que o volume de registros ultrapassam os 10.000.000 (dez milhões).
Segundo ele esses fatos fazem com que o banco fique lento para
inserções, alterações e pesquisas se fosse uma tabela só.

    Então o que vocês acham??? Deixa as tabelas separadas por que o
banco fica lento
    ou junta tudo numa só pra facilitar a programação???
    Porque??

Muito obrigado pela opinião de todos!