[firebase-br] Tabelas....

Rodrigo Cury cury.fb em gmail.com
Seg Dez 7 18:17:14 -03 2009

Boa tarde a todos.

Eu queria que vocês dessem a opinião de vocês num discussão que tive
recentemente com um colega de trabalho com relação a tabelas,
registros, índices etc.

    A discussão foi devido a uma discordância com relação a um caso no
nosso sistema. Utilizamos atualmente 7 tabelas de grupos diferentes
com estruturas muito parecidas (no máximo 5 campos diferentes) entre
elas. Eu defendo a 'teoria' de que as 7 tabelas deveriam ser 1 só para
facilitar a codificação, considerando que cada vez que há alteração na
estrutura de dados, lá vamos nós alterando todas as 7 tabelas, todas
as 7 entidades, todos os 7 tudo a fora no sistema. Porém ele defende a
teoria que as tabelas devem ser separadas pelo fato de que existem 7
índices e 23 chaves estrangeiras entre elas, e nelas são
frequentemente feitas bem mais inserções, alterações do que pesquisas
e que o volume de registros ultrapassam os 10.000.000 (dez milhões).
Segundo ele esses fatos fazem com que o banco fique lento para
inserções, alterações e pesquisas se fosse uma tabela só.

    Então o que vocês acham??? Deixa as tabelas separadas por que o
banco fica lento
    ou junta tudo numa só pra facilitar a programação???
    Porque??

Muito obrigado pela opinião de todos!