[firebase-br] tamanho de tabelas individualmente

Artur Anjos listas em arturanjos.com
Qui Jun 26 20:21:27 -03 2008

Marcelo,
> Não tem blob não..
>
> Mas faz sentido...fiz uma compactação e o cara está no tamanho normal...
> ou seja....são espaços vazios...
> e isto não me incomoda não....
>
> Foi bom eu ter entendido este lance..... muito obrigado a vocês.

O Eduardo já te apontou o porque.
Mas uma coisa que você deve ter noção tambem é que o firebird guarda as
coisas em "páginas". Pelo que os valores mínimos vão depender tambem do
tamanho que você indicou para as paginas do banco.
Quando você guarda um registo, o Firebird reserva logo uma pagina para
ele (ou mais, se nao couber na pagina).
Se o seu registo tiver algum indice, este será criado tambem numa pagina
de indices. E por ai por diante.

Mas tamanho do banco de dados é uma coisa que nao preocupa ninguem com o
preço dos discos rigidos como está. :-)

Artur Anjos
http://www.serverptbr.com