[firebase-br] Voltando ao assunto de segurança

Luís Fernando - Santiago/RS lfmfernando em brturbo.com.br
Sex Ago 15 11:04:51 -03 2008

Olá Pessoal,

    Sinceramente não iria me meter neste assunto, é que estou com pouco
tempo para ler todas os post's. Mas se houver dúvidas, podem me chamar em
pvt que respondo tranquilo...
    Logo abaixo coloco um script que rodo em todas as bases de meus
sistemas, mas lembrando que quando preciso dar manutenção diretamente no
cliente, levo sempre um cópia do scrpt de criação da mesma para consulta
caso necessário.

/*
  Descrição: Como o uso de ROLE e usuários no banco, não restringe 100% o
acesso ao conteúdo do DB
             e isso não é permitido por lei; Estes procedimentos descritos
abaixo visam proteger a
             propriedade intelectual do fonte para Procedures, Triggers e
Views.

  obs.: É necessário atenção para a compatibilidade deste código para com as
novas versões do FB.
  date 5-05-2008
  fonte: http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=162
*/

--Escondendo o script DML de stored procedures (procedimentos armazenados)
UPDATE rdb$procedures SET rdb$procedure_source = NULL, rdb$description
='Protegido por lei de copyright' WHERE ((rdb$system_flag = 0) OR
(rdb$system_flag IS NULL));

--Escondendo o script DML de triggers (gatilhos)
UPDATE rdb$triggers a SET rdb$trigger_source = NULL, rdb$description
='Protegido por lei de copyright' WHERE ((rdb$system_flag = 0) OR
(rdb$system_flag IS NULL)) AND NOT EXISTS(SELECT rdb$trigger_name FROM
rdb$check_constraints WHERE rdb$trigger_name=a.rdb$trigger_name);

--Escondendo o script DML de views (visões)
UPDATE rdb$relations SET rdb$view_source = NULL, rdb$description ='Protegido
por lei de copyright' WHERE ((rdb$system_flag = 0) OR (rdb$system_flag IS
NULL));

    Espero que isso ajude as muitos a sairem da nóia da missão impossível de
"proteger o DataBase Firebird", afinal nem as Roles garantem isso, pois não
é este o propósito delas (Basta abrir o banco com o Notepad para procurá-las
e criar, hehehe...), no mais o banco só ficaria protegido se você o
colocasse com Linux, dentro de uma caixa lacrada com cadeado e refrigeração
adequada..., um pouco caro para quem usa um produto open-source 100% free.
No script comento que a restrição 100% ao banco não é permitida por lei, mas
entendam direitinho: Mesmo o usuário sendo restringido ao uso do seu
programa, você não pode impedi-lo de ter acesso as informações que ele mesmo
alimentou no banco, pra isso deve ser disponibilizado uma maneira de acessar
essas informações; A menos que crie uma ferramenta pra isso, é melhor deixar
o banco "ao alcance da mão" do usuário.

Cordialmente
Luís Fernando
Santiago - RS - Brasil