Re: [firebase-br] Erro de conexão no Firebird

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sáb Out 21 09:39:39 -03 2006

Roberto Ângelo de Barros Padilha escreveu:

> 2) depois que acrescentei a string "127.0.0.1" ao identificador do dabase,
> este passou a conectar-se e, para surpresa minha, o último database
> incluido, aparentemente o responsável pelo "fenômeno", mudou-se
> automaticamente de local para remote e passou a permitir a conexão, nestas
> condições.

Essa questão está mais ligada ao IbExpert do que ao Firebird.
O IbExpert entende que se um nome de servidor foi especificado na
string de conexão, logo você quer realizar uma conexão remota, e tenta
lhe ajudar configurando os campos server e server name.

> 3) os outros databases, que se achavam também "travados", mantiveram-se como
> "locais" mas passaram a permitir a conxão que antes não permitiam.

Não está claro para mim o que aconteceu aqui. Se está conseguindo
conectar com server local acredito que esteja com a instalação
SuperServer. Ótimo. Continue com ela e seja feliz. São raros os casos
em que a versão Classic é necessária.

> Tenho cerca de 15 anos de trabalho na informática, porém como coboleiro e
> com tela de
> caracteres. Cliente/servidor é novidade (velha)  na qual ainda estou
> tateando mas continuo tentando acender uma luz, graças a boa vontade sua e
> de outros companheiros de "lista".

São ambientes bem diferentes sim mas, se tiver paciência e tempo
disponível para estudar, a luz surgirá em breve.
Sugestões:
- Leia os artigos da Firebase: www.firebase.com.br
- Cadastre-se em um grupo de discussão sobre o ambiente/linguagem de
desenvolvimento que utilizará
- E se pretende adquirir conhecimento aprofundado sobre os temas, não
gaste tempo com tópicos avançados enquanto ainda não estiver dominando
questões básicas;

Abraço!
Jeferson Oliveira