Re: [firebase-br] Erro de conexão no Firebird

Roberto Ângelo de Barros Padilha rabp em uai.com.br
Qui Out 19 10:36:05 -03 2006

----- Original Message -----
From: "Jeferson Oliveira" <jefersonfoliveira em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, October 18, 2006 12:33 AM
Subject: Re: [firebase-br] Erro de conexão no Firebird

> Server Name Missing

Bom, essa parece ser a informação mais importante da mensagem.
Creio que a versão instalada do Firebird é a Classic, foi informado no
IbExpert o server "Remote", e não foi informado o nome do servidor (IP
ou nome do computaodr) no campo "Server name". Como toda conexão ao
Firebird Classic é estabelcida por TCP/IP, esses dados são
imprescindíveis.

> Desnecessário endereçar 1000 agradecimentos a quem puder e quiser ajudar.

Sim. É desnecessário.
A melhor demonstração de gratidão é ajudar outros colegas quando possível.

Abraço!
Jeferson Oliveira

Muito obrigado, Jeferson.Sua sugestão foi direto na mosca e, com isso, volto
a desenvolver os sistemas em que estava trabalhando e que estavam parados há
cerca de um mês.
Agora, pra eliminar dúvidas, se possível gostaria de saber:
1) o problema em que estava me debatendo surgiu de forma imprevista e depois
que eu já havia registrado vários databases, todos eles como "local";
2) depois que acrescentei a string "127.0.0.1" ao identificador do dabase,
este passou a conectar-se e, para surpresa minha, o último database
incluido, aparentemente o responsável pelo "fenômeno", mudou-se
automaticamente de local para remote e passou a permitir a conexão, nestas
condições.
3) os outros databases, que se achavam também "travados", mantiveram-se como
"locais" mas passaram a permitir a conxão que antes não permitiam.

Se achar que a resposta é muito longa para ser feita em um e-mail, favor
indicar-me, se possível, livro ou apostila que trate do assunto. Tenho cerca
de 15 anos de trabalho na informática, porém como coboleiro e com tela de
caracteres. Cliente/servidor é novidade (velha)  na qual ainda estou
tateando mas continuo tentando acender uma luz, graças a boa vontade sua e
de outros companheiros de "lista".