Re: [firebase-br] ...nenhuma idéia?

Eduardo Pereira ecunha-listas em superig.com.br
Qui Fev 2 17:00:05 -03 2006

Robson,

Pensei em uma solução usando três tabelas:

1- Tabela de Clientes (CLI): ID_CLIENTE, NOME, etc...
2- Tabela de Sistemas Operacionais(SISOP):  ID_SO, NOME, etc...
3- Tabela associativa entre Cliente e Sistemas Operacionais (CLI_SO):
ID_CLIENTE, ID_SO.
     Esta tabela é necessária porque a cardinalidade entre Clientes e
Sistemas Operacionais é N:N.
     Nesta tabela vão os ids dos clientes e os ids de cada sistema
operacional que ele usa.

Para saber os SOs de um clliente:

Select  C.NOME, SO.NOME
>From   CLI C, SISOP SO
Where C.ID_CLIENTE = CLI_SO.ID_CLIENTE
and     SO.ID_SO = CLI_SO.ID_SO
and C.ID_CLIENTE = 1 (supondo que este seja o id do cliente desejado)

[]'s
Eduardo Pereira