Re: [firebase-br] Inserção!

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Dom Ago 13 11:27:09 -03 2006

> Tenho um sistema em D5 e Paradox. Qdo o número de registros aumenta ( tipo
> 50 000) a rede fica lenta mesmo na inserção dos dados. Abro uma query vazia
> só para inserir mas mesmo assim não dá.

Paradox não é muito amigável com queries. Já tive problemas
semelhantes até em datasets menores quando inserindo por SQL.

>   Se eu usar edits simples e depois passar os dados como parâmetros via SQL
> ( Insert into clientes...) fica mais rápido ? Ou é a mesma coisa que usar
> Datasets ( via ClienteDataSet) direto?

A inserção direta é muito rápida, sem dúvida, mas não há diferença que
eu consiga perceber em relação à inserção via ClientDataSet. Até
porque, no fim o que o provider faz é enviar uma sentença de inserção
para o banco de dados.
Pensando na organização e manutenção do projeto eu recomendaria sempre
o uso do ClientDataSet como o mais indicado.
Uma boa modelagem do banco de dados evitando a redundância de
informações, uso adequado de índices, selecionar nas consultas somente
os campos realmente necessários, e, eventualmente, o uso de stored
procedures para processamentos mais pesados, são alguns dos fatores
mais importantes a serem observados para obter uma boa performance do
que apenas o método de comunicação com o banco de dados.

> Agradeço aos que responderam minha dúvida sobre logon no firebird. Acho que
> era o SQLManager que tinha bug. Desistalei e consigo acessar sem problemas.

Sugiro que dê esse retorno no próprio tópico para servir como
referência futura para outros colegas.

Abraço!
Jeferson Oliveira