[firebase-br] Group by - Como agrupar por "subselect"

Murilo Bento murilo em cprinformatica.com.br
Qui Ago 3 08:14:52 -03 2006

Tenho um select com uma idéia de estrutura +- assim...

Obs. Mesmo que a estrutura do select esteja incorreta a idéia é mostrar +- o
que estou fazendo, pois o select original está 100% correto.

select nm_pessoa,
         (select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_1
where....-condições-) as SOMA1,
         .
         .
         .
        Sum(select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_1
where....-condições-..............
        ................) as TOTAL
from TABELA

O problema, é que este mesmo select possui uma quantidade de campos
variadas, pois os subselects poderão repetir +- assim

select nm_pessoa,
         (select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_1
where....-condições-) as SOMA1,
         (select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_2
where....-condições-) as SOMA2,
         .
         .
         .
        Sum(select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_1
where....-condições-.............. +
                select Sum(vl_valor1 * vl_valor2) from TABELA_2
where....-condições-
from TABELA

O problema nestes casos é... Como uso o Group By? pois como se pode ver
tenho o nm_pessoa, um subselect, e por fim uma função agregada..... sendo é
claro que o número de subselects é variavel, pois eu monto ele todo vai
programação antes de enviar para um DataSet, então, como declaro o group by
neste caso?