[firebase-br] Scan de servidores Firebird 2 em rede local

Alexandre Marinho da Silveira xandi_ms em terra.com.br
Seg Out 31 16:19:00 -03 2005

Oi galera da lista!

	Eu tenho um utilitário de configuração de acesso ao banco e gostaria de
tornar ele mais amigável ainda aos usuários com a detecção automática de
um servidor Firebird em uma rede local, bem como as bases cadastradas em
seu aliases.conf, se possível.
	Fiz uma pesquisa na Internet e a única coisa que encontrei sobre o
assunto seria fazer um port scan em toda a rede local e identificar
quais hosts teria a porta 3050 aberta.  Essa alternativa se tornaria
falha se eu configurasse o servidor em porta diferente, tirando a
automaticidade do processo.
	Eu tenho duas questões sobre o caso:
1) Existe alguma documentação que descreve o comportamento do servidor
Firebird quando recebe um pacote, mesmo que inválido para ele?
2) Existe mais algum modo diferente de detectar um servidor Firebird
rodando em uma rede local além do descrito acima?  É possível
identificar as bases cadastradas no aliases.conf?
	Espero que essas dúvidas que tenho sirvam para contribuir com a
comunidade de algum modo.

				Alexandre