[firebase-br] Firebird e Linux.. uma boa parceria??

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Maio 16 17:37:57 -03 2005

Examinai tudo, mas ficai com o que for bom
(acho que é mais ou menos assim).
Eu comparo as distribuições do Linux às montadoras de automóveis ou de
computadores, com ênfase em montadoras, sem nenhum desmérito. Eu ví uma
grande indústria nacional sediada no ABC paulista, fundir e exportar blocos
de motores para as maiores fábricas de automóveis (montadoras) dos Estados
Unidos e da Alemanha. Existem fabricantes de baterias de acumuladores, de
molas de segmento, de caixas de mudança, de carburadores para quem ainda os
usa, de diferenciais, molas, eixo cardã etc. O meu agora já velho Grand
Vitara usa o mesmo parabrisa dianteiro (e outros componentes)  que usa um
modelo da General Motors, que aliás é quem dá "assistência técnica" depois
que a Suzuki se escafedeu do país. Então o sucesso está na arquitetura, na
combinação equilibrada e harmoniosa dos componentes, e não só nos
componentes em sí.
Sou totalmente anti-dogmatismo. Amicus Plato, sed magis amica veritas -- sou
amigo de Platão, mas sou maior amigo ainda, da verdade -- Platão é tido como
o maior entre os dogmatas: magister digit (o mestre falou, ele é dono da
verdade).

Uso por ora o Mandrake e o Suse Linux por razões que nada tem a ver quem é
fork de quem. O Mandrake, por considerar a posição internacional
independente e ranzinza da França, mas nada impede que a Mandriva seja
adquirida por alguém; afinal de contas esteve em concordata no ano passado.
O Suse, depois de adquirido pela Novell, a quem ainda estou ligado, e vejo
com bons olhos a guinada para a substituição do venerando NetWare pelo
Linux. O ou a Suse tinha um problema, o mesmo da Linspire (ex-Lindows):
havia na distribuição o Yast, que não era open e sim "proprietário", no caso
do Suse, e outros, no caso do Linspire.
Nem o Mandrake, nem o Suse, pelo que sei, são primeira geração. E pelo que
sei, primeira geração são ou eram:
Red Hat, Slackware, Debian e Yggdrasil, mas posso estar errado, o que não
tem importância nenhuma.
100+
Otto