[firebase-br] Re: Linguagem de Programação para Linux

Mr.Mothman mr.mothman em gmail.com
Dom Maio 1 22:03:39 -03 2005

Caro Márcio Neves,

  Vamos lá... Creio que você esteja falando da dúvida do Valdinei em
29/04/2005, certo?

  Bem... Existem pelo menos 5 razões de eu ter-lhe sugerido o Firebird:

  1) O InberBase 6 tinha bugs que não foram corrigidos (nem me
pergunte quais pois não me lembro. Utilizei-o por pouco tempo);
  2) O Firebird 1.5 é bem mais rápido e recente que o Interbase 6;
  3) O Firebird comporta-se muito melhor em Linux que o Interbase 6
(experiência própria);
  4) O Firebird está em constante desenvolvimento, enquanto o
Interbase 6 estacou onde estava na época de seu lançamento;
  5) Eu dei minha opinião, baseado em um produto que estou usando já
tem um bom tempo.

  Outro detalhe: não disse que ele DEVERIA utilizar Firebird. Eu
SUGERI que ele o utilizasse, o que é bem diferente. Tanto é que, caso
você observe a resposta, eu forneci um link de meu próprio site onde
ele pode baixar o rpm do Interbase 6.

  Com relação à opção de linguagem de desenvolvimento a coisa é meio
paradoxal: não programo em VB por opção, amo Cobol de paixão,
desenvolvo muita coisa em Delphi, ainda mexo com Clipper (e com
Flagship) e tenho grande amor por C/C++ (uma das linguagens na qual eu
mais programo) em modo texto. Também desenvolvo muitos projetos em
LTDhs (conhece?).

  Kylix? Já desenvolvi alguns projetos nele e devo concordar que
aproxima-se muito pouco de seu irmão mais velho. Mas dá pro gasto e
com um pouco de conhecimento da Delphi Language e desapego à API
WIndows você faz muita coisa nele.

  Em Lázarus / FreePascal, ou mesmo em C/C++ também.

  E também em PHP, Python, Perl e por aí vai.

  Escrevi uma IDE em Kylix (não... não é open source... é comercial)
para o LTDhs que funciona perfeitamente bem em Linux e em Windows. E
depois fiz as adaptações para o Lazarus que funciona muito
semelhantemente, quase igual.

  Ou seja: opção de linguagem de programação você tem aos montes. É só
não ser acomodado e saber o que quer e onde procurar.

  Com um bom driver ODBC, conhecimento, paciência e determinação, além
de um Linux bem configurado e um Firebird redondinho, você vai longe e
faz tudo o que precisar.

  E, outro detalhe: não é necessário migrar sua estrutura de
desenvolvimento se está tudo funcionando. Eu, por opção (de novo) não
tenho Windows instalado em meu equipamento pessoal há pelo menos 2
anos e não sinto falta dele. No meu servidor de rede interno, já são 6
anos com Linux, Interbase/Firebird, Netscape/Mozilla, mutt, iptables,
squid etc, etc...

  Para desenvolvimento Windows tenho um equipamento à parte.

  Espero ter podido ajudá-lo.

  [ ]'s

  Mr.Mothman