[firebase-br] Sobre Delphi, Linux , FB e CrossOver

Bruno Garcia brunogarcia69 em brturbo.com.br
Ter Mar 15 08:54:59 -03 2005

Na verdade este é um relato que achei interessante para expor na lista
de discussão.
Vi uma mensagem de não lembro quem, que estava usando o wine no linux e
estava rodando até mesmo o Office 97 da M$.
Depois vi o relato do Otto que viu uma reportagem que dizia que a M$
estava fazendo de tudo para que o wine não funcionasse mais. E realmente
vi esta reportagem em algum site de noticias do linux, mas não lembro onde.
Então fiquei curioso, por que a M$ esta tão empenhada em fazer que seus
produtos não mais funcionem no wine?
Resolvi ver como o wine funcionava e achei um tanto quanto trabalhoso e
complicado visto que entendo muito pouco de linux. Por isto resolvi
testar o tal de CrossOver que dizem que roda o Office da M$.
Este programa é bem mais fácil de usar do que o wine. Sua instalação e
muito fácil e a instalação de programas Windows mais fácil ainda.
Se me dissessem eu não acreditaria, mas vi e estou vendo e rodando
perfeitamente o Office XP completo e acreditem esta mais rápida do que
no Windows!!! Alias este texto esta sendo escrito no Word XP!!! Carrega
quase que instantaneamente e é exatamente igual o visual, tudo!!!
Bem como minha curiosidade e grande, resolvi instalar o FB 1.5 via
CorssOver e funcionou perfeitamente. Alias o Cross Over faz até mesmo
atalhos no menu iniciar do Linux, como as instalações do Windows. E
quando o FB esta rodando, aparece no linux aquele ícone típico dele no
canto direito inferior.
Estou usando a versão Kurumin 4.1 que vem com o kernel 2.6 que faz a
instalação do CrossOver via os tais botões mágicos. Sei que este
programa não e grátis, mas custa menos de 35 dólares o que torna uma
opção bem mais barata do que o Windows ( considere que o Windows não
trabalha sem anti vírus o que deixa ainda mais caro).
Então resolvi ver se os programas que tinha feito para o controle da
loja também funcionavam. E para minha surpresa, funcionaram
perfeitamente e pude acessar via ADSL a loja como se fosse no Windows,
com o ip dinâmico que uso.
Uso Delphi 7 com os componentes IBO dataset ( que comprei e não me
arrependo e recomendo para todos e infinitamente melhor e mais rápido do
que o IBX).
Depois como a curiosidade não tem limites, resolvi instalar o Delphi via
CrossOver e adivinha? Também funcionou!!! Estou muito empolgado, apesar
de que ainda estou bem no começo das minhas experiências, achei bem
melhor do que a porcaria do Kylix. Isto sim que é multi-plataforma!
Ainda falta testar muita coisa como as impressora multi-funcional
Lexmark X1185 que tenho em casa, mas acho que isto é promissor e uma
alternativa para pagar menos em licenças por máquinas da M$ e anti vírus
da Norton 2005 ( que temos que pagá-lo anualmente pelas atualizações
infindáveis de vírus) que sinceramente, deixa um atlhon 2.8GHz com 1Giga
de ram parecendo um 486 de lento!
Gostaria se alguém tiver algum relato sobre o assunto , que colocasse na
lista, pois acho muito interessante esta opção a mais de usar o FB e
Delphi em linux para pessoas como eu, que só estavam acostumadas a usar
o windows.
Alias o copia e recorte funciona perfeitamente entre o Office XP da M$ e
o Mozila do Linux!!!