[firebase-br] COLLATION UNICODE_CI_AI for CHARACTER SET UTF8 is not installed

Domingo Outubro 17 00:54:01 -03 2021

Estou dando inicio aos testes do Banco de DADOS Firebird na versão 4.
No Windows, sem problemas até o momento.
Porém no Linux, na minha versão de testes - Ubuntu 20.10 - ocorre um
problema ao conectar a base de dados e sinceramente não sei do que se trata:

/opt/firebird/bin➤ sudo /opt/firebird/bin/isql -user SYSDBA
/var/spool/sesmt/SESMT4.FDB
Statement failed, SQLSTATE = 22021
*COLLATION UNICODE_CI_AI for CHARACTER SET UTF8 is not installed*
Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
SQL>

No google, este era um problema recorrente do FB3 com uma dependência da
libicu, o qual o FB usava uma versão mais antiga, mas para FB4 não acho
nada relacionado. Alguém já passou por isso?