[firebase-br] Sumiço de Dados de Um Único Campo

Terça Outubro 5 18:17:09 -03 2021

Quando algo corrompe, o sistema mal consegue abrir porque dentro de uma
estrutura de dados as coisas são muito ramificadas, se uma coisa sai do
lugar então a estrutura desaba. Se já criou algum tipo de estrutura em
C/C++, Cobol ou qualquer outra linguagem com ponteiros deve saber como
funciona. Um tipo de corrupção que sobrescreva chr(0) vazio num campo
específico em todas as ocorrência de registros e ainda deixe os outros
dados intactos que não sejam aquele campo não é razoável ou compativel com
corrupção, mas com sabotagem ou impericia.
O mais prático é você usar o gfix e olhar a saude do banco, ele reportará
corrupção se houver.
Tirando a questão de corrupção, às vezes programadores concatenam strings
para formar suas queries e isso pode causar efeitos similares ao
"sqlinjection" causando resultados imprevisíveis. SQL Injection é quando um
sistema torna possível concatenar aspas simples, vírgulas, ponto e virgulas
ou caracteres de escape numa sentença SQL e formar uma segunda sentença ou
alterar a atual para algo bastante diferente. Por exemplo pesquisar um nome
onde tenho certeza que o programa usará um 'like %nome%', então eu digito
para pesquisar:
Gladiston';drop clientes;
Aquela discreta aspa e ponto e virgula pode fazer um belo estrago.

[]´s e boa sorte.