[firebase-br] Firebird vs Postgres diferença gritante

Éder Monteiro do Nascimento fator em aliancati.com
Terça Maio 25 16:01:18 -03 2021

*1- *Verifique quantos núcleos o processador do cliente possui.

*2- *Abra a pasta de instalação do firebird, localize o arquivo
firebird.conf, abra o arquivo com o bloco de notas e localize a linha
#CpuAffinityMask = 1, apague o caracter “#” e substitua o valor “1” pelo
valor informado logo a baixo.
O valor a ser inserido depende de acordo com a quantidade de núcleos do
processador de cada máquina, segue lista do valor a ser inserido de acordo
com quantidade de núcleos:

1 processador deixa como está;

2 processadores = 3

3 processadores = 7

4 processadores = 15

5 processadores = 31

6 processadores = 63

7 processadores = 127

8 processadores = 255
*3- *Salve a alteração feita, feche o arquivo e reinicie o serviço do
firebird, observando se houve alguma mudança no desempenho.

Tem esse artigo: http://www.firebase.com.br/artigo.php?id=3098

Outra coisa, a depender da quantidade de movimentação do banco, os índices
do firebird podem ficar "sujos" não dando tudo o que é possível. Uma forma
de ajustar isso é recalcular os índices do banco.

Outros pontos podem estar relacionados a espaço livre do hd para consultas
que o fire pode persistir no arquivo de paginação, se ele estiver com pouco
espaço, se a consulta for pesada, ela pode não funcionar bem.

Todos os bancos têm seus pontos fortes e fracos, nesse caso, o fire, ele
procura primar para execução em máquinas leves, para atender sistemas de
forma simples, sem tomar posse da máquina, mas não impede que o fire seja
usado em grande escala, em sistemas com base de dados gigantes, nesse caso
aí é necessário os ajustes finos, para fazer ele tomar posse dos recursos,
e trabalhar mais folgado.

*Éder Monteiro do Nascimento*

Programador

Fator Sistemas & Consultoria

e-mail: *eder.nascimento_fator em hotmail.com <eder.nascimento em hotmail.com>*

http://fatorsistemas.com.br