[firebase-br] Obter desempenho de um select

Ter Dez 15 13:20:06 -03 2015

Todos os bancos de dados do gênero trazem uma ferramenta de isql justamente
para isso.
Execute suas sentenças em ferramentas como o isql, além das mais versateis
como o ibexpert, flamerobin,... que lhe entregarão as estatisticas de tempo
que precisa.
Não vale a pena tentar você mesmo capturar essas informações se há
ferramentas que já fazem isso, mas se quiser fazer assim mesmo, com o isql
de sua estação de trabalho, execute:

set stats;
select blabla from blalba
inner join blabla
where blabla;

e verá o resultado e depois as estatisticas (incluindo tempo).
poderá transformar num script e gerar o output num arquivo texto e terá
noção de quanto tempo o dataset é transferido para seu computador local.
Outros comandos você vê nesse link:
http://www.firebirdsql.org/manual/isql-set.html