[firebase-br] Hardware Dedicado Suficiente

Seg Out 6 16:01:05 -03 2014

Como discutido nas threads anteriores o Classic ou SuperClassic terá
melhores resultados com os cores de sua máquina.

PageSize=16k
Isso por si só já melhora bastante os indices.
O DefaultDbcachePages voce vai ter que fazer uma continha de
RAM=(DefaultDbcachePages * tamanho de página) para saber de quanto de RAM
consumirá. Mas é uma boa idéia ao invés de mudar isso no firebird.conf,
mudar isso nos databases se voce tiver mais de 1 porque voce pode dar mais
buffers ao database que mais será usado e menos buffers aos databases de
menor importancia, isso voce ajusta com o gfix.
Como pode notar, o tamanho da página influencia consideravelmente o consumo
de RAM.
Apenas não lembro se teria de multiplicar o resultado pela quantidade de
usuários simultaneos.

Nem sempre mais cache significa mais performance, chega uma hora que o
cache entra em curva descendente, mas imagino que isso esteja bem longe dos
limites dos 8G que voce possui. Então faça as contas e tente usar o máximo
que for possivel sem desestabilizar o próprio Linux.

Deixe o force writes em falso.
Desligue o sweep (gfix), mas tenha certeza de fazer o backup todos os dias,
pois o swepping autoocorrerá quando o backup for bem sucedido.
Não coloque dados numa partição root (/), mas designe uma especifica para
os dados que pode até ser o costumeiro /var, neste caso ficaria /var/dados
ou /var/firebird. Se usar /var, o instalador do Linux normalmente autocria
uma referencia no fstab, se escolher uma personalizada como /dados não tem
problema, mas terá de editar o fstab e incluí-la manualmente para
automontagem.

Embora o linux sempre procure continuar gravações em espaços contiguos,
voce deveria considerar criar um arquivo de dados de tamanho fixo para que
acidentalmente não haverá fragmentações posteriores, mas isso é opcional.

O parametro que me deixa com uma pulga atrás da orelha no Linux é o
FileSystemCacheThreshold,
ele tem o poder de controlar o uso ou não do cache do sistema de arquivos.
Na teoria você não precisa ter o cache do firebird e linux juntos num
sistema dedicado sendo que sua partição de dados só terá os arquivos do
firebird. Mas pode haver outras variáveis para decidir isso que eu
desconheça.

Tem um artigo no FDD acho que 2012 que tocou no assunto sobre performance,
faz tempo que li ele e me pareceu muito bom,  dá uma procurada, talvez o
encontre no site firebase.

inte+