[firebase-br] OAT Travada

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Sex Abr 4 12:00:52 -03 2014

Bom dia...

Alguém sabe de algum motivo no qual posso ter uma OAT travada no banco de
dados?

A situação que estou tento é o seguinte... em um certo cliente que tem um
uso grande do banco de dados esta acontecendo frequentemente alguma
situação em que a OAT fica travada, consequentemente a OIT tb gerando gap
de milhões de garbage em relação a next transaction. Isto poderia ser uma
causa simples, de ser algum programa com transação aberta a dias, mas se
olho pelas tabelas de monitoramento, mais especificamente pela
mon$transactions, não encontro a transação referenciada pela OAT, e
ordenado por transaction_id a mais antiga é uma do próprio dia, como seria
o para um uso correto do banco de dados.

A unica maneira que tenho resolver isto é reiniciando o firebird aonde ele
atualiza o OAT normalmente bastando um sweep pra tirar o GAP da OIT, porem
não é um procedimento que esta sendo visto com bons olhos pelo
administrador da rede.

Existe alguma forma de achar oq gerou esta OAT presa, ou fazer o servidor
limpar ela sem precisar reiniciar ele por completo?

Abraços,
Rodrigo