[firebase-br] RES: RES: Gargalo no FB 2.5

Ter Ago 6 17:10:05 -03 2013

Se voce permitir o atrevimento, a primeira coisa que eu faria em seu lugar
é (na sequencia):
No Windows:
- Verifique a configuração do MSSQL, ele pode não ter sido configurado
adequadamente, pode por exemplo estar reservando toda a RAM que voce dispõe
só para ele, daí sobra nada para outros serviços que competem por I/O e CPU;
- Desabilite copia-sombra em seu sistema;
- Não ponha seus bancos de dados na mesma partição onde o Windows está
instalado, a menos que seja 100% dedicado ao RDBMS;
- Evite a extensão .gdb para seu banco.
No FB:
- otimizar seu update conforme disse na mensagem anterior, do jeito que tá
quanto mais a tabela encher mais lento vai ficar;
- desligar o sweep ;
- desligar o forced writes se voce tem no-break;
- use um tamanho maior de página de 8192 ou superior(isso aumenta RAM, mas
parece que você tem de sobra) - vai ter que fazer backup/restore para mudar
o tamanho de página;
- altere alguns parâmetros no firebird.conf para fazer um tunning mais
preciso, tem no google um doc interessante:
http://www.slideshare.net/ibsurgeon/resolving-firebird-performance-problems
Mas voce não deve copiar exatamente, pois cada caso é um caso, mas algumas
ideias alí são boas como usar o cache do Windows e desligar o do FB,
aumentar o numero de páginas em cache, etc... mas tem idéias ruins como por
o banco inteiro na RAM.

E por ultimo, faça backups diariamente, obviamente agende-os para um
horário mais conveniente. Quando não faz backup, o garbage aumenta bastante
por causa daquela sua tabela e se acumula, ficando gradativamente pior.

[]´s e boa sorte.
PS: A menos que seu sistema em MSSQL seja bem light, não sei como você pode
ter conseguido usufruir do MSSQL junto o FB por tantos anos, o MSSQL por
padrão chupa todos os recursos da máquina, nesses CRMs que tem por aí, a
Microsoft até oferece um curso especifico para um tunning mais adequado
visto que esses programas são pouco otimizados.