[firebase-br] Character Sets and Unicode in Firebird Stefan Heymann

Alysson Gonçalves de Azevedo agalysson em gmail.com
Qua Out 10 17:47:53 -03 2012

Normalmente o win1252 ou ISO-8859-1 (preferencialmente) é o suficiente para
softwares em português e/ou idiomas ocidentais.

Mas algumas vezes é importante pensar em internacionalização.
Se você vai montar um software (principalmente sites ou aplicativos móveis)
que poderá crescer e alcançar outros países, é bom já criar a base de dados
utilizando um UTF-8 ou algum , assim evita problemas se precisar lidar com
textos estrangeiros.

Para web ou para programas em Linux é bem tranquilo utilizar UFT-8, só
definir e todo resto funciona, mas para windows eu não sei como funciona,
já faz um tempo que não uso windows.

Alysson Gonçalves de Azevedo - (11) 984 917 730

"É curioso como as pessoas ficam confusas quando a frase não terminam do
jeito que elas periquito."