[firebase-br] Plano "automático"

Jonas Dametto jonas em hos.com.br
Qui Jan 27 11:58:37 -03 2011

Olá pessoal...

Eis a situação que me ocorreu:

Eu possuia 3 Indices
IDX_TAB_1 (DATA)
IDX_TAB_2 (HORA)
IDX_TAB_3 (DATA,HORA)

Em um determinado select, o firebird utilizava os indices IDX_TAB_1 e
IDX_TAB_2
se eu especificar no Select para usar o IDX_TAB_3, ele fica bem mais rapido.

Duvida:

Como neste suposto select eu tenho muitas tabelas, porém especificando
este índice acima deixa ele mais rápido, gostaria de saber se há a
possibilidade de eu expecificar o PLAN para uma tabela, e nas outras o
firebird faria "automático", ele mesmo escolheria o melhor plano

Portunhol: PLAN (TAB INDEX (IDX_TAB_3), TAB2 "AUTOMATICO")

obrigado.