[firebase-br] FB 1.5 com multiplas instancias no Linux

Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br eniorm em gmail.com
Qua Jan 26 17:46:37 -03 2011

pessoal,
no servidor Linux CentOS, tenho o Firebirdf 2.1 e o 1.5

o 2.1 tem poucas conexões, umas 5 máquinas

já o 1.5 costuma ter mais de 100 conexões simultâneas, e está travando do
nada, simplesmente os programas param, não consigo conectar nos bancos nem
pelo IBExpert, nem BDE nem nada, no servidor eu dou um comando assim
"service firebird stop" mas este também fica travado e não stopa ok firebird

para poder voltar, simplesmente eu tenho que aplicar um kill -9 no processo
do firebird 1.5, que faz uma finalização forçada, e que é muito perigoso
causar algum problema nos bancos. Já até aplicamos alguns gfix nos bancos
para corrigir possíveis problemas de corrupção de banco, mas nada resolveu

como até o momento não chegamos em nenhuma conclusão, eu pensei em dividir a
carca de um único processo em múltiplas instancias do firebird. Até
encontrei um site com uma explicação de como proceder, infelizmente para
Windows, pois quero dividir, por exemplo, um processo irá cuidar de um banco
que recebe uma parte das conexões das máquinas, e outro processo para os
demais bancos.

alguém aqui poderia me dizer o que devo fazer para rodar o firebird em
multiplas instancias? eu sei que eu preciso ajustar o diretório raiz, porta,
e alguns detalhes no firebird.conf mas tentei dessa forma e não obtive
sucesso

o que consegui fazer foi rodar o fbserver com parametros informando uma
outra porta e um outro "work dir" e funcionou, aceitou conexões da outra
porta especificada em linha de comando, mas dessa forma, para finalizar esse
processo, tenho o problema de não para de forma elegante o processo.

qualquer ajuda será bem vinda

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com