[firebase-br] Firebird x SO 64 bits

Douglas Silva forum_firebird em daunebr.com
Seg Jan 18 10:29:53 -03 2010

O banco que uso é Linux 32bits, Firebird 2.1, 2Gb RAM, via TCP/IP. Tem sido um foguete ate agora. No entanto, acesso ao mesmo, só via TCP (por seguranca).

O meu notebook, onde desenvolvo em C++ Builder 2010 (32 bits mesmo estando em 64bits ele compila em 32bit), é um notebook Dell Studio XPS (americano), 64bits (Windows Vista 64) com 8GB. O Firebird é 2.1 64bits. Roda muito suave (e rapido). Instalou sem percalços.

Quando distribuo a aplicacao, obviamente a mesma é 32bits (mesmo que o cliente tenha 64). Como o banco roda em TCP/IP, nao faz diferenca nenhuma, pq as dlls que vao junto com a aplicacao sao 32bits (pra poder ser compativel com a aplicacao q tb é 32bit). Mesmo em ambiente de desenvolvimento, eu tb rodo no ambiente TCP/IP.

________________________________
From: Hélio Oliveira <hpensador em gmail.com>
To: lista em firebase.com.br
Sent: Mon, January 18, 2010 10:15:35 AM
Subject: [firebase-br] Firebird x SO 64 bits

Bom dia Colegas!

Estou adquirindo um novo notebook e o mesmo já virá com windows vista 64 bits. Sei que já existe a versão do Fire apropriada para 64 bits, porém minha preocupação é:

1 - Meus clientes ainda utilizam hardware e software (SO) de 32 bits, se eu desenvolver meu software na arquitetura de 64 bits ele não irá funcionar nos clientes. Os colegas que já tenham ou estejam vivenciado esta mesma situação, como procederam/procedem?

2 - O fire para 64 bits já esta 100%?

-- []'s,

Hélio Oliveira
Analista de Sistemas