[firebase-br] Banco Corrompido

Nilo nilo em goldensoft.inf.br
Seg Dez 20 14:13:00 -03 2010

Estou tentando recuperar um banco que me retorna este erro no backup.

gbak: ERROR:arithmetic exception, numeric overflow, or string truncation
gbak: ERROR: gds_$receive failed
gbak:Exiting before completion due to errors

Já busquei informação na net e as opções que achei sobre gfix não
resolveram, mesmo as dicas do site da Firebase.
Executei:
gfix -v -full recupera.fb
gfix -mend -full -ignore recupera.fb
gbak -backup -v -ignore -garbage -limbo recupera.fb recupera.fbk
E o mesmo erro acontece no gbak mas no gfix não acusa erro algum.

Agora estou tentando o seguinte...
Ao extrair o metadata descobri a tabela com problema, tem 13000
registros e consegui recuperar os primeiros que estão integros com um
"select first 9974 * from tabela".
A partir do 9975 o erro aparece.
Mas agora vem o problema e o meu pedido de ajuda aos amigos.
O FB não tem SELECT LAST, então queria saber se existe alguma forma que
eu possa "escolher" os ultimos registros da tabela sem usar um order by,
porque usando indice o erro acontece mesmo com um first 1. :-(
Tentei achar nas tabelas de sistema algo que pudesse usar parar ordenar,
mas não consegui.

Se alguem tem alguma sugestão que possa tentar aqui para recuperar esse
banco ou esses registros que faltaram,  agradeço.

Obrigado
Nilo